Fiz um cruzeiro super especial , começando por Veneza ,passando por Trieste( Itália) Split(Croácia), Piraeus, Heraklion, Rhodes(Grécia), Limassol(Chipre) Canal de Suez ( Egito)
Eilath( Israel) , Aqaba(Jordânia), Salalah, Muscat, Khasab (Oman) e chegando em Dubai( Emirados Árabes Unidos.
Foi realmente incrível!
A saída seria por Veneza mas devido as chuvas e como ficou alagada Veneza,saímos de Trieste…
Trieste ,Itália, em Friuli-Venezia Giulia e é a capital, no coração do Golfo de Trieste, a cidade faz fronteira com a Slovênia. É um dos maiores portos do Adriático.Com muitos edifícios históricos de uma arquitetura fascinante ,Trieste surpreende com sua história e beleza.
Split ,como dizem é uma bela pérola do Adriático!
Patrimônio Mundial da Unesco é a segunda maior cidade da Croácia ,depois de Dubrovnik e está no centro do País.O Palácio de Diocleciano do século IV é um dos palácios romanos mais bem preservados com um Mausoléu e templos imperiais.Sua natureza é linda,precisaria de mais dias pra ver suas florestas ,lagos e cachoeiras…Um lugar pra retornar e descobrir com certeza!
Pireu , um dos maiores portos do Mediterrâneo e um dos mais movimentados do mundo.Sua proximidade com Atenas, o olho da Grécia , faz com que seja um dos pontos mais importantes da porção continental da Grécia.Visitar Atenas é o ponto alto desta parada, com toda história do passado, com seu encanto do presente, sua gastronomia e alto astral.Simplesmente apaixonante !!
Iraclio , a primeira civilização européia. A Grécia está repleta de histöria antiga e Creta tem seu papel importante nela.Seria onde o Deus grego Zeus nasceu, a lenda de Ícaro também foi em Creta. Cheia de contos e lendas antigas, a cidade de Heraklion é rica em histórias.Visitar as ruínas do Palácio Minóico de Knossos ( aonde acreditam conter o Labirinto original do Minotauro, com 3700 anos) é imperdível.
Rhodes , Grécia, a apenas 19 km da Costa Turca e é a principal ilha do Dodecaneso ( significa literalmente 12 ilhas em grego) É o nome da cidade principal e da ilha, sendo que de fato consiste em 3 cidades diferentes : Antiga, Medieval e Moderna. A fabulosa cidade velha murada de Rhodes, a maior cidade medieval habitada da Europa é linda! É um Patrimônio Mundial da UNESCO. Ela é dividida em três setores: os Cavaleiros, os Turcos e os Judeus ( contém toda a história quadriculada da ilha) Uma verdadeira aula de história!!Visitei também Lindos, como o nome diz é demais a vista, o encanto do vilarejo, a cor do mar,,,
Limassol, Chipre, é a segunda cidade da ilha de Chipre em extensāo e importância ,está no sul do país. É um agitado centro marítimo, rico em museus, ótimos restaurantes,cafés e bares.Apreciar sua arte contemporânea na Galeria de Arte Moderna é bem interessante.Ver os lindos barcos ancorados é divertido também...
Canal de Suez ( Egito) Passamos 2 dias cruzando o Canal de Suez , com toda a sua importância e história. Ele é considerado o elo mais curto entre o leste e oeste, devido à sua localização geográfica única, ligando o mar Mediterrâneo em Porto Said ao mar Vermelho em Suez. Está posição geográfica o torna de especial importância para o mundo e também para o Egito.Foi uma navegação tranquila, com a emoção de estar presenciando o local com toda importância e história do passado e presente!
Eilath , Israel , muito pra ver porém pouco tempo , sendo assim minha escolha foi visitar Jerusalém.
A cidade de Eilath está a beira do deserto do Negev, interessantes passeios na cidade, principais : Underwater Observatory Marine Park, Dolphin Reef e a Reserva Natural de Coral Beach.
Por ter só um dia em terra escolhi a excursão pra Jerusalém.Muito interessante ,com a visita da Igreja da Última Ceia, ao Muro das Lamentações e ao Santo Sepulcro.Também conhecemos o Bairro Armênio, o Bairro Judeu e o Cardo.E como em todas paradas em terra ,provar a gastronomia local é uma parte especial da viagem também.
Aqaba, Jordânia, é uma cidade vibrante e o único porto da Jordânia. Fui pelo deserto de Wadi Rum ,imortalizado por Lawrence da Arábia, explorar a antiga cidade de Petra ,esculpida em uma montanha de cor rosada. Petra se tornou Patrimônio Mundial da Unesco em 1985 e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007. Linda demais ,apenas 15% estão sendo investigados por arqueólogos e o restante ainda não foi descoberto….
Mergulho no Mar Vermelho também é uma ötima opção, mas precisaríamos ter mais dias na Jordânia.
Navegação de quatro dias pra chegarmos em Oman .
No navio MSC Lírica ,de origem italiana ,tem muito entretenimento a bordo todos os dias ,uma gastronomia excelente e tudo isto ficou ainda mais evidente nos quatro dias de navegação ininterrupta…
Shows a noite no Teatro ,Aulas de Dança ,Karaokê , Palestras, Masterchef, Carnival Party ,Noites de Gala,Tai Chi ,Boate, Piscina e atividades ao redor, Restaurantes , Cafés ,Bares , Lojas, Gym , etc…
Foi melhor que a minha expectativa , porque pude estar só também quando eu queria e me juntar a divertidas pessoas pelo navio em diversas ocasiões…
” Eu queria liberdade, ar livre e aventura.Encontrei isto no mar”
Alaine Gerbault
Salalah, Oman é a capital da região de Dhofar, é uma cidade subtropical colorida.As praias cobertas de coco, bananas e mamão oferecem a esta região um sabor autêntico de Zanzibar, mas localizado no coração do deserto da Arábia.
Lá vc pode comprar incensos da mais alta qualidade, “ Lágrimas do Deserto”,que é coletado de uma espécie rara de árvore do deserto na província de Dhofar,no sul de Omã.
Muscat ,Oman com suas mesquitas belíssimas ,sua torre de relógio Burj Al Sahwa que fica no centro da cidade e toda sua magnitude com seus 50 m de altura, quatro colunas maciças com arcadas e está decorado com murais tradicionais de Oman é uma cidade a ser descoberta com seus encantos e histörias.
Visiitar o interior de Oman, a cidade de Nízia, o Castelo Jabrin , uma fortificação construída no final do século XVII é entrar na sua histöria , vivenciar um pouco sua cultura .
Khasab , Oman com seus encantos na cidade, suas mesquitas ,sua comida típica e seu povo agradável deixa uma impressão muito boa de toda Oman.
Fiz um Cruzeiro Dhow para os Fjords, uma beleza ímpar , também conhecida como “Noruega da Arábia”, Dhow é um navio tradicional de madeira, movido a motor , aonde se senta em almofadas no chão , foi sensacional o passeio, o nado no Oceano Índico , os golfinhos…
Cenários deslumbrantes com vistas sem igual.
Uma grata surpresa ter conhecido um pouco de Oman!
Dubai , Emirados Árabes Unidos
”Não queremos um aeroporto pra Dubai; queremos que Dubai seja um aeroporto para o mundo”
H.H.Sheikh Mohamed Bin Rashid Al Maktour.
Podemos definir Dubai como uma cidade de vanguarda apesar de imersa na tradição.Localizada na costa e cercada por um riacho perto do deserto da Arábia.Sāo dois mundos juntos, o moderno e o antigo, num mesmo dia você pode estar num Shopping ultra moderno, com todas as grifes famosas e fazer um passeio no tradicional Dhow e ir ver o Souk. Pode também fazer em outro dia um emocionante passeio no deserto em um 4x4…Mesquitas belíssimas, hotéis deslumbrantes e gastronomia local e internacional.
Visitei o Forte Al Fahid do século XVIII , fui ao mercado de especiarias aromáticas, no enorme souk de ouro.Andei no seu barco típico ,atravessando o riacho. Almocei no suntuoso Burj Al Arab Hotel, o único hotel 7 estrelas do mundo.Fui conhecer o Palm Jumeirah, um magnífico arquipélago artificial de ilhas em forma de palmeira.
Muito pra ver e fazer, com certeza quero retornar seja como destino final ou como uma parada especial de alguns dias pra ir depois a outro lugar…
Linda viagem , belos lugares, história, tradições , gastronomia, o que faz pensar que neste mundo tem tanto a se ver , a fazer, a fotografar, a sentir , a entender, a aprender , que sempre tendo uma oportunidade de viajar não podemos desperdiçar nunca e agradecer muito por tudo o que faz sentir.
” Se faz sentir faz sentido”